top of page
Search
Writer's pictureMaurício Bittencourt

O LÍDER TÉCNICO DO PROCESSO É “QUEM FAZ O GOL DO TIME”

Updated: Oct 15

Quem trabalha com gestão empresarial e suas demandas sabe que as atividades das empresas são subdivididas em estratégicas, táticas e operacionais. As estratégicas envolvem os acionistas, proprietários e a alta direção. As tarefas táticas são as desenvolvidas pelos gestores, técnicos e pessoal administrativo responsáveis pela elaboração do plano de ação com base no propósito. Já o trabalho operacional retrata a execução na prática do plano elaborado.

Nas redes sociais e no mundo das palestras, consultorias e treinamentos, com grande frequência, há uma tendência em privilegiar ações para a melhoria dos gestores das áreas estratégicas e táticas, em detrimento das lideranças operacionais. Ao nosso ver, há um motivo relevante para isso, pois a operação de cada empresa depende do seu processo de produção de bens e serviços, dificultando as inserções deste “mercado da modernidade”. O que é comum para os que trabalham no processo produtivo são treinamentos técnicos e ligados ao processo, de segurança no trabalho e saúde ocupacional.

É natural ter os Diretores, Gerentes, técnicos-chave e administrativos com boa formação e em processo contínuo de aprendizagem. Agora perguntamos: como está aquele líder operacional de processo que lida diretamente com os operadores e os auxiliares? As empresas possuem um olhar e ações para a melhoria profissional deles? Para exemplificar sobre quais os cargos a que nos referimos, podemos enumerar alguns e de diversos segmentos tais como: líder de turno de fábrica, encarregado de obra, supervisor de loja, líder de atendimento, chefe de armazém, líder de mecânica, líder de elétrica, entre outros.

Quando somos demandados para atuar no aumento da competência desses profissionais da operação, nos deparamos com uma baixa escolaridade, com deficiência de conhecimento técnico, pessoas com atitudes que não ajudam a melhorar os resultados e, quase sempre, apresentando resistência e/ou desconhecimento do que a empresa espera do trabalho deles. Tudo isso afeta diretamente o resultado.

Atualmente, nós da MB Gestão de Pessoas nos dedicamos com grande energia e inteligência para elaborar programas de desenvolvimento (sob medida) para esse grupo de pessoas que são decisivas para a obtenção dos resultados da empresa. Os temas que frequentemente trabalhamos para o aumento das competências são: inteligência emocional e social, liderança, comunicação assertiva, gestão de pessoas, gestão do tempo, tomada de decisão, montagem da equipe, planejamento, boa execução do trabalho, atingimento de metas e entregas de resultados. Senhor empresário, cuide bem do “atacante do seu time” para marcar gols e todos vencerem.


8 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page